Home – Europa – Eslováquia – Post.

História e charme em Bratislava na Eslováquia

Nos surpreendemos ao encontrar tanta história e charme em Bratislava na Eslováquia. Mais ainda, pelos poucos turistas nas ruas comparado com Praga.

A capital que tínhamos visitado antes de Bratislava, tinha sido Praga, antes, cidades do mesmo território, a antiga Checoslováquia. Praga já está no roteiro dos turistas há muito tempo, tanto que algo que nos surpreendeu, foi a quantidade de pessoas na cidade. Estava simplesmente abarrotada. Tanto que nossa primeira impressão ao chegar e ver tanta história e charme em Bratislava na Eslováquia e ver tudo tão vazio, ficamos bem felizes.

Nosso primeiro destino foi visitar o Palácio de Grassalkovich, que é a residência do presidente do país. Nem acreditamos ver aquele belo edifício, arquitetura barroca, um lindo jardim francês, e somente algumas pessoas locais, mães passeando com seus filhos nos carrinhos de bebes e um ou outro turista em meio as esculturas espalhadas.

Apesar de ser pouco explorada pelos turistas, a capital Bratislava é um charme.

Arte por todos os lados em Bratislava

Nosso primeiro destino quando chegamos em alguma cidade da Europa sem saber muito o que fazer, é ir direto ao centro de informações. E sim, muitas vezes chegamos sem saber nada sobre a cidade… até porque em uma volta ao mundo, se você ficar sempre estudando o próximo destino, você nunca vai curtir o lugar onde você está. É bem diferente de quanto você faz uma viagem de férias com meses de antecedência.

A parte boa é que as cidades na Europa são super organizadas e você respira arte e cultura por todos os lados.

Enquanto caminhávamos rumo ao centro de informações, passamos por uma exposição de fotos dentro de um container (www.magna.sk). Fotos lindas e falando com a pessoa que estava ali como responsável, descobrimos que era uma exposição de uma instituição chamada Magna. Essa instituição atua na África com crianças em situação de risco.

Isso tem sido uma boa surpresa pela Europa, vimos várias exposições a céu aberto em diferentes cidades, em Haia na Holanda, encontramos várias fotos enormes em um parque. Quando fomos ver, era uma exposição sobre zonas em conflitos. Mais ainda, sobre a importância de conseguir chegar rápido a esses lugares após o conflito começar e tentar pelo menos proteger o que faz parte da história e assim manter a cultura.

E encontramos uma cidade muito bem cuidada.

Principais atrações de Bratislava

O centro de informações é bem organizado e as pessoas super simpáticas e gentis. Além de nos disponibilizarem um mapa nos mostraram as principais atrações e um roteiro do que podíamos fazer em um dia.

Inclusive nos ajudaram com indicações de campings para passarmos a noite perto da capital.

Seguimos passeando pelas ruas, com nosso mapa na mão, porém, como o sempre é bem pequeno, é bem fácil andar por tudo. E dá para cobrir a maioria das atrações em um dia pela cidade, sem considerar entrar nos museus e ver as exposições.

Passamos Palácio Primate, um palácio bem imponente no meio da cidade velha, víamos as pessoas aproveitando o dia de verão, sentadas nos cafés, crianças correndo, tudo bem agradável… Vimos o famoso Portão de St. Michael, que é o único portão que foi preservado da fortificações medievais.

Tudo isso sempre vendo o famoso castelo de Bratislava ao fundo.

Por ser uma tarde de verão o centrinho estava cheio de gente.

A igreja azul é um dos pontos turísticos da cidade.

Fim de tarde bacana em Bratislava.

Apesar de quase fim de tarde, caminhamos para fora do centro, rumo a ruas mais vazias e sem nenhum turista, rumo a pequena igreja azul. Uma amiga que tinha visitado o lugar tinha me falado que tinha sido seu lugar favorito na cidade… e realmente, a igreja é um linda! O nome oficial não é igreja azul, mas sim, Igreja St. Elisabeth.

Para ver o por do sol, seguimos até o Castelo de Bratislava para ver o sol se pondo sobre o rio Danúbio!

Uma ótima maneira de terminar nossa visita cheia de história e charme em Bratislava na Eslováquia.