Home – Europa – Eslováquia – Post.

As famosas igrejas de madeira na Eslováquia

As famosas igrejas de madeira na Eslováquia são patrimônios da humanidade pela Unesco e seriam nossa primeira parada no país.

Saímos da Polônia com a certeza de ter tido uma ótima experiência, por mais que tenhamos somente explorando a parte sul do país, sabemos que no futuro podemos voltar e não iremos nos arrepender!

De Cracóvia seguimos para a Eslováquia, um país que chegamos sem saber muitas coisas além de saber sua capital: Bratislava. Porém, descobrimos que no caminho, entre a fronteira e a capital, existia um patrimônio da humanidade pela Unesco, as famosas igrejas de madeira na Eslováquia.

Quem acompanha nosso site sabe que sempre tentamos encaixa-los no roteiro, tanto pela sua importância histórica, mas também porque na maioria das vezes eles são bonitos, organizados e interessantes.

As igrejas de madeira estão espalhadas pela Eslováquia.

A famosas igrejas de madeira na Eslováquia

Em menos de duas horas da fronteira chegamos a Tvrdosin, uma pequena cidade que abriga uma igreja de madeira do século 16. O que é considerado patrimônio da humanidade, é na verdade um conjunto de igrejas, ao todo são 8 igrejas. Os prédios mostram a tradição religiosa e marcam a mistura entre a cultura latina e bizantina.

Elas tem algumas diferenças entre elas, que acabavam respeitando a prática religiosa de cada uma, afinal, algumas eram igrejas católicas, outras protestantes e outras gregas ortodoxas.

Uma pena que por ser domingo o lugar estava fechado para visitação, a parte boa, é que não havia nenhum turista por ali e conseguimos olhar e entender um pouco o lugar sozinhos. Ao redor da igreja existe um cemitério bem grande que chamou nossa atenção.

Essas igrejas são consideradas patrimônio da humanidade pela Unesco.

Antes de chegar em Bratislava…

Com o sol brilhando forte no céu resolvemos dirigir até o mais próximo possível até a capital da Eslováquia, o que levou algo como 3 ou 4 horas. No caminho vimos diversos campos de girassóis e alguns castelos na beira da estrada. Tudo muito lindo!

Optamos por dormir em um camping em Senec, que fica localizada na beira de um belo lago e com uma boa infra-estrutura. Para quem já viu o seriado Lost, lembrava um pouco as vilas do Dharma na ilha, rs! Foi lá que vimos o jogo entre Argentina e Alemanha, final da Copa do Mundo, sentamos um bar com um belo telão na beira do lago, em meio a um público não muito animado.

Na manhã seguinte amanhecemos com um belo dia de sol. Sem muita pressa, pegamos uma canga, sentamos na beira do lago com nossos computadores e ficamos ali, trabalhando no livro da Europa e curtindo aquele belo dia de praia no meio da Europa.

Hora de seguir para Bratislava!

Ficamos surpresos de sermos os únicos por ali.