Nossa visitar a Coreia do Norte

Pequim seria nossa cidade final antes de Pyongyang, lá descobriríamos os detalhes finais da nossa visita a Coreia do Norte pegaríamos nossos vistos e conheceríamos nossos guias!

A agência que nos levaria até o país, já que você só pode entrar se for com uma agência autorizada, tinha marcado um encontro para explicar como tudo funcionaria. Confesso que chegamos no hotel no horário marcado, achando que seríamos eu, o Leo e mais meia dúzia de pessoas.

Porém, chegando lá, haviam umas 70 pessoas na sala! Ficamos em choque! Fora que todas essas pessoas, são somente os turistas que esta agência está levando!

Informamos nossos nomes, sentamos, e esperamos a apresentação começar.

Estátuas e fotos dos líderes da Coreia do Norte estão por todos os lados.

Preparação para a Coreia do Norte

Os guias que estarão conosco na viagem estavam todos ali, foram apresentados e já fomos informados quem seria nosso guia. No nosso caso, uma americana, chamada Amanda.Lá fomos informados sobre o que fazer e o que não fazer na Coreia do Norte. Coisas simples, mas, que ao não cumprir, poderiam te levar para a cadeia.

Também recebemos nossos vistos, um papel azul, que vai separado do passaporte, e que é devolvido antes de sair da Coreia do Norte. Algumas pessoas iriam de trem e elas sairiam hoje de Pequim. Como nós vamos de avião, sairemos amanhã, para chegarmos todos juntos. Optamos pelo voo para não perdermos muito tempo no trem. São 24 horas de trem.

Depois de uma hora de apresentação, fomos liberados. Agora era ir para o hotel descansar, porque amanhã vamos para a Coreia do Norte.

Nosso visto para o país.

Voo para a Coreia do Norte

Acordamos cedo em Beijing com um belo céu azul, algo incomum por aqui, e seguimos rumo ao aeroporto. O grupo de turistas que seguirá para a República Popular Democrática da Coréia, para nós Coréia do Norte, foi quebrado em dois, um que seguiu de trem, em uma viagem de 24 horas, e nós, que iríamos de avião.

Já estávamos com nossos vistos em mãos, entregues um dia antes pela agência que nos levaria ao país. No aeroporto em Pequim, tudo seguiu tranquilo, tivemos de sacar parte do pagamento que não tinha dado certo via banco, mas, conseguimos pagar o que faltava, e seguir viagem.

Conhecemos também dois portugueses, que também estavam indo pela mesma empresa e aproveitamos para falar um pouco de português.

Chegamos embaixo de chuva mas mesmo assim, fomos ver a cidade.

Estudantes na beira do rio.

As poucas construções bonitas são mostradas com orgulho aos turistas.

A pior companhia aérea do mundo

No avião, fora o nosso grupo, no qual éramos uns 10 ocidentais, também havia alguns chineses a bordo e o time de vôlei da Coréia do Norte. Há somente um voo por dia que é feito pela empresa Air Koryo, do governo local. O avião é um avião russo e a Air Koryo é considerada a pior companhia aérea do mundo.

Ai, ai, ai…. no final deu certo e assim começava a nossa visita a Coreia do Norte!