Home – América do Sul – Colômbia

Colômbia, chegamos no nosso oitavo país

Visitar a Colômbia não estava no nosso roteiro por conta da segurança. Mas tivemos a sorte de encontrar pessoas bacanas que nos asseguraram que o país está tranquilo e que valeria muito a pena!

Comunicamos nossas famílias que ainda assim ficaram preocupadas. Como nada é por acaso, recebemos uma mensagem da Mari, outra agradável surpresa que tivemos nesse país. A Mari tinha se mudado para Medellín há dois meses e também se ofereceu para nos receber em sua casa, assim como o Diógenes em Quito. Ela também nos ajudou a confirmar que estava tranquilo viajar de carro pelo país e assim seguimos.

E assim chegamos ao país número 8 da nossa volta ao mundo!

Passando pela fronteira do Equador com a Colômbia

A fronteira foi fácil e rápida o que já nos deixou com uma boa impressão, não demoramos nem meia hora. De lá seguimos para a cidade de Pasto, que fica a uns 100km da fronteira. Chegando lá começamos a estudar o que queríamos fazer e combinar com a Mari a data que ela poderia nos receber.

Enquanto estudávamos as possibilidades descobrimos que uma das coisas que estava na nossa lista imperdível, o Santuário de las Lajas, que tinha ficado para trás junto com a fronteira! Apesar de nunca andarmos para trás na viagem, dessa vez abrimos uma exceção e voltamos para visitar essa linda igreja! Apesar do Leo estar receoso, afinal sempre tem aquela chance de você chegar ao lugar e a foto ser muito mais impressionante que a realidade.

Mas nesse caso valeu muito a pena!

Nossa primeira foto na Colômbia!

O maravilhoso Santurário de las Lajas

O Santuário fica perto de Ipiales em um pequeno vilarejo. O que me surpreendeu, pois para que construíram aquela catedral tão imponente em um lugar tão pequeno?! A história remete a visão de uma menina indígena que era surda-muda e viu a imagem da Virgen del Rosario, ao ver a santa falou.

A primeira construção foi no século XVIII, mas esta que existe hoje no estilo Neogótico começou em 1916 e ficou pronta em 1949.

Além da catedral em si, há um muro que as pessoas colocam placas de agradecimento e elas são muitas. É muito bonito ler todas aquelas preces! A catedral tem uma ponte que passa por cima de um rio e ali em meio as rochas também há mais placas, além de ser um lugar onde as pessoas acendem velas e oram.

Apesar de Popayán ser apenas cidade de passagem ficamos surpresos com seu charmoso centro, a cidade é conhecida como cidade branca.

A segurança nas estradas

Em relação as estradas, vimos o exército por todas as partes e passando um grupo, não demorava muito até encontrar o próximo batalhão. Sempre armados e inclusive com tanques de guerra! As primeiras vezes até ficamos assustados, pois achávamos que íamos encontrar polícia, mas depois de um tempo você até começa a achar normal. Nenhuma vez fomos parados por eles.

Todas as nossas paradas nesse país, que foram seis no total, foram sempre pela polícia.

Destino Medellín

Saímos de Pasto e nosso destino era Medellín, são 800km e sabíamos que teríamos que ter algumas paradas. Popayán, conhecida como cidade branca foi uma delas e a outra foi Cali. Esta é conhecida pelos bailes de salsa mas como não somos muito de bailar, seguimos para o lado mais obscuro e fomos tentar descobrir porque essa cidade era famosa pelo perigo.

Além de ser conhecida por ser o centro de um dos principais carteis de droga da Colômbia.

No final não foi nenhuma coisa nem outra que nos deixou uma ótima experiência por aqui!

Muita festa para a vitoria da Colômbia nas eliminatórias da copa 2014!

Colômbia e a Copa do Mundo

Eu não tinha ideia do que estava acontecendo no mundo futebolístico e tenho certeza que o Leo pode afirmar a mesma coisa! A única coisa que temos visto são os protestos contra a copa e os gastos absurdos que deveriam ser divididos com coisas básicas como educação e saúde!

Geralmente chegamos e vamos direto ao centro e em Cali não foi diferente. O que aconteceu foi que, parecia que estávamos na rua 25 de Março em São Paulo, um monte de barracas e vendedores ambulantes enchiam as ruas. O que nos fez desistir rapidamente de ficar por ali e fomos para o Bairro Granada, que tínhamos a referência de ser mais tranquilo.

Assim que chegamos e encontramos um hostel descobrimos que a Colômbia jogaria naquela quente tarde de sexta-feira e por isso a cidade estava tão calorosa! Além do resultado do seu jogo, a Colômbia dependia do resultado do Equador para acabar com a ressaca de 16 anos sem ir para a Copa do Mundo.

Festa nas ruas!

Saímos para ir ao mercado enquanto ainda estava no primeiro tempo e a Colômbia terminou a primeira parte do jogo perdendo de 3×0. Os bares estavam todos lotados e o silêncio apesar de tanta gente nas ruas. Quando voltamos para o hostel o Leo quis ir trabalhar, mas eu insisti para irmos assistir a segunda metade, afinal, estamos aqui e nada melhor do que participar de um evento local com pessoas locais.

Eis que a Colômbia voltou outro time e assim que começou o segundo tempo fez o primeiro gol. Olhamos pela janela e todas aquelas pessoas sentadas nos bares agora já estavam ansiosas! Quando a Colômbia fez o segundo, novamente um barulhão vindo das ruas. Gritos, buzinas e tudo mais! Quando veio o empate, juro que parecia a final da Copa!

Fazia muito tempo que não via uma festa tão grande em torno do futebol!! Já no 3×3 descemos para a rua e fomos ver de perto o final do jogo! As pessoas já fechavam as ruas com bandeiras, música, buzina, bebida para o alto e tudo mais. Quando acabou o jogo do Equador confirmando que a Colômbia ia ao mundial as pessoas foram a loucura! Paravam todos os carros, subiam nos ônibus, virou uma bagunça geral!!