Home – Ásia – China

A noite que acampamos na Muralha da China

Depois de visitarmos cinco cidades pela China era hora de conhecer a capital do país. Ainda teríamos a incrível experiência de ter uma noite que acampamos na Muralha da China.

Pequim é uma cidade grande mas pelo que lemos, ainda tem uma cara mais tradicional, diferente de Xangai, que é super moderna.

Alugamos um apartamento pelo Airbnb, já que a hospedagem por aqui é bem cara…

Nas outras cidades não gastamos mais do que 50 dólares de hotel, mas aqui, a maioria das opções nos bairros que queríamos não custavam menos de 70 dólares.

A parte boa de alugar um apartamento é que economizamos com comida, pois podemos cozinhar e também é uma boa maneira para lavar roupa e dar uma organizada na nossa vida.

Nossa maior expectativa na China era ver de perto a muralha da China

O bairro dos expatriados

Recebemos a indicação de uma brasileira sobre que bairro ficar. Até porque Pequim é gigantesca, e apesar do metro ser muito bom, queríamos um bairro que pudéssemos sair a pé, ver a vida, tivesse serviços por perto, essas coisas.

O bairro que ficamos foi ótimo, chama-se Chaoyang e passeamos bastante a pé pela região… mesmo em Pequim, que é uma cidade grande, nos sentimos muito seguros. Saíamos a noite, encontramos muitos restaurantes por perto, desde cervejarias, restaurantes italianos, chineses, de tudo um pouco!

Visitar a cidade proibida também estava no roteiro

Acampando na muralha da China

A The China Guide que organizou nossa viagem, nos ofereceu o passeio para dormirmos no alto da grande muralha da China e estávamos ansiosos para o passeio. Para nós seria a coisa mais legal que faríamos na China!

Foram quase três horas de Pequim até a entrada Jinshanling, onde tivemos o primeiro contato com a muralha.

A Muralha da China foi construída por diversas regiões que a usaram como forma de proteção. Nem todos os lugares são conectados mas mesmo assim, dependendo da sessão que você visitar você vai andar muito.

Aproveitamos o incrível por do sol de um lugares mais incríveis do mundo e não poderíamos estar mais felizes de estar aqui!!!

De lá seguimos para uma outra entrada de carro. Já estava escuro quanto encontramos com os guias locais e eles organizaram as barracas, sacos de dormir e começamos a subida.

Foram 40 minutos andando acompanhados pela lua e nossas lanternas.

Quando já estava tudo organizado, eu e o Leo caminhamos pela muralha no escuro e sentamos para aproveitar o luar. Era surreal estamos nós dois sentados, em plena muralha da China, diante de um lindo luar e das estrelas.

As cinco da manhã o despertador do guia tocou. Apesar de ele não ter acordado, nós acordamos, desligamos o despertador dele e fomos caminhar, o sol ainda nem tinha nascido e uma brisa gelada nos acompanhava…

O nascer do sol foi fantástico e sentimos que a viagem pela China não poderia ter sido melhor!!

Acampar na Muralha da China fechava nossa viagem com chave de ouro.

Vimos um incrível por do sol do alto da muralha da China

Mas a parte onde dormimos era bem mais rústica

Acordamos cedo para ver o sol nascer em meio a muralha, o mais incrível era sermos só nós

A cidade proibida e o centro de Pequim

Não poderíamos deixar de visitar a Cidade Proibida, que já foi o centro administrativo de Pequim. O que mais impressiona aqui é a quantidade de pessoas.

Apesar da China ter uma história milenar, muita coisa foi destruída na revolução cultural, tanto que você passeia por fora dos prédios com pouquíssimo acervo para ser visto.

De qualquer forma é impressionate pensar em todas as batalhas que foram travadas por aqui.

É um passeio bem cansativo, ainda mais no verão, que o calor beira o insuportável. Tem um mirante com uma bela vista da cidade proibida, mas, para subir, se prepare para enfrentar as escadarias.

Passeamos também pelo Summer Palace que é um palácio interessante em Pequim. Novamente, muita coisa foi destruída aqui também, mas o passeio foi válido.

Diante da entrada para a cidade proibida

A arquitetura é um charme mas achamos que teria mais da história da China no lugar

A vista da cidade proibida de um mirante

A vida em Pequim

Conhecemos uma brasileira e um casal de portugueses que moram no país.

Aproveitamos para ir jantar com essa turma e além de falar português podemos ouvir a impressão deles sobre morar nesse país.

Com certeza é um choque cultural, mas ao mesmo tempo, Pequim é uma cidade bem cosmopolita, e para os brasileiros, a questão da segurança é incomparável…